SWOT Pessoal
- Jéssica S. Rocha
- 2 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Com a nova versão da ISO 9001, percebeu-se um grande aumento das discussões para avaliação do cenário e mercado no mundo dos negócios. Nomes como Ansoff, Canvas, SWOT que não eram muito citados elevaram-se os adeptos, tudo para identificar a posição das organizações do mundo competitivo, mas com as inúmeras mudanças que ocorreram e ainda ocorrem no mercado para os profissionais não seria interessantes avaliarmos nosso cenário e definir estratégias periodicamente também?
A resposta, com certeza é sim! É importante estudar o cenário de nossa carreira, nossas estratégias profissionais, nosso futuro!
Podemos aproveitar esta incrível ferramenta SWOT, estudar e implementar ações com base em nossas Forças (potencializar), Fraquezas (o que podemos melhorar), Oportunidades (Acompanhar) e Ameaças (Eliminar).
Forças
São aspectos que favorecem seu crescimento. Portanto, para identificar sua força/ pontos fortes é preciso fazer as perguntas a seguir:
Quais são suas maiores qualidades?
Quais são os valores que guiam sua vida?
Quais são seus grandes diferenciais?
O que você faz de especial?
Quais aspectos fazem você destacar-se em relação aos demais?
Fraquezas
São pontos que bloqueiam seu crescimento, também conhecidos como pontos de melhoria. Para identificá-los, faça as seguintes perguntas:
Quais atitudes sabotam seu crescimento?
Que comportamentos sempre prejudicam você?
Que características fazem com que você se sinta desconfortável consigo?
Você se sente apoiado em seus projetos pelas pessoas que ama?
Você se sente motivado e animado para buscar seus objetivos?
Oportunidades
Nesta etapa é preciso analisar quais são as chances reais de crescimento e aperfeiçoamento. Um exemplo é quando você tem a oportunidade de mudar de carreira ou de trabalho. Diante de uma mudança na área profissional, é preciso avaliar quais são as oportunidades que você poderá desfrutar. Portanto, faça as seguintes perguntas:
Existem chances reais de crescer na empresa em que trabalha?
Eu possuo qualidades e perfil para necessário?
Possuo espírito empreendedor e a mente aberta?
Sou dedicado, atento ao mercado e tem bom networking?
Ameaças
Aqui, entram os fatores que podem comprometer o alcance dos objetivos traçados por você. Partindo do exemplo profissional citado no tópico anterior, seguem as perguntas que você deve fazer para identificar possíveis ameaças:
Você domina os conhecimentos necessários para seu crescimento?
Tem proatividade em aprender e atitude para empreender?
Quais dificultadores estão presentes, atualmente, em minha vida?
Quais aspectos da sua personalidade podem sabotar seus resultados?
Quem e o que pode interferir diretamente em seu sucesso pessoal e profissional?
Então, já parou para avaliar o seu cenário profissional?
Tem suas estratégias definidas e ações claras para eliminar as ameaças e aproveitar as oportunidades, potencializando suas forças e mitigando as fraquezas?
Tudo em busca de um objetivo! lembre-se, para alcanças o objetivos principal, precisamos somar o alcance de diversos objetivos imediatos!

Comments