Pensamento Estratégico
- Jéssica Rocha
- 3 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Com a nova revisão da Norma ISO 9001, as organizações estão se conscientizado mais na parte de gestão para atendimento ao contexto da organização e seu entendimento.
Porém muitas ainda não sabem por onde começar, os monitoramentos a serem aplicados, entre outros. Quando se fala que devem desmembrar os objetivos e planos estratégicos para táticos e operacionais aí vem o nó na cabeça...
Vamos pensar juntos sobre alguns pontos essenciais para o contexto da organização e que deve fazer parte da estrutura da mesma.
Estratégia é o caminho que pensamos e traçamos para alcançarmos um objetivo ou meta.
É o caminho escolhido para posicionar a empresa de forma competitiva.
Para isso...
É preciso construir um pensamento estratégico
Diretrizes
Visão de futuro (Aonde quer chegar?)
Missão (Os “caminhos” definidos, corresponde ao que a empresa propõe a fazer. A missão orienta a partida: é a partir dela que podemos iniciar uma caminhada em busca de algo melhor para a organização e para as pessoas que fazem parte dela.)
Negócio (Veículo para percorrer o caminho definido)
Valores (São os limites determinados durante o caminho).
O pensamento estratégico deve ser definido e checado a partir de seu cotidiano empresarial, para que seja coerente com as reais necessidades.
“Pensar e agir estrategicamente é uma questão de criatividade, dinamismo e atitude!”
Vamos refletir um pouco, analise bem as questões abaixo, mas o mais importante são as respostas que dariam a elas.
Imagine dois pontos:
Ponto de partida: como está a sua empresa?
Ponto de chegada: aonde você quer chegar?
1. Qual o caminho que você percorreria para ligar o ponto de partida ao ponto de chegada?
2. Quais são os aspectos existentes em sua empresa que podem facilitar ou dificultar a caminhada até onde você quer chegar?
3. Quais são as situações externas à sua empresa (positivas e negativas) que podem ocorrer ao longo do caminho escolhido?
Todo caminho tem seus limites definidos. E são esses limites, por exemplo, que orientam as pessoas para que não saiam da pista e não se acidentem.
É preciso definir um modo de percorrer o caminho, pois o sucesso da caminhada depende do estilo e do ritmo de quem a percorre e dos diversos fatores internos e externos que afetam a caminhada. Por isso, é importante se perguntar sempre: minha estratégia para alcançar o meu objetivo está de acordo com os valores, o negócio, a missão e a visão de futuro da minha empresa? Se a resposta é sim, ótimo! Esse é o caminho, siga em frente. Se não, pare! Pense, mude, melhore, planeje e aja de forma diferente!
É de suma importância dedicar uma parcela do tempo para refletirmos sobre como está a nossa empresa e até onde queremos que ela
chegue. É preciso pensar esse processo estrategicamente, planejando, de forma organizada, para dar a ela o direcionamento adequado.
Mas para a estratégica dar certo precisamos de uma combinação já de conhecimento e reconhecido, valores da organização, processos + pessoas.
A atitude balizada pelos valores é que faz a empresa chegar a seu ponto desejado. A estratégia que definimos para a nossa empresa só dá certo se tivermos valores significativos, reais, consistentes, praticados em todos os níveis.
Os valores estratégicos são a base do planejamento e da gestão estratégica.
Até uma próxima!
コメント